(11)

Exames Demissionais

Gostou? compartilhe!

Assim como os exames admissionais, os exames demissionais também são exigidos pelas leis trabalhistas, pois eles são feitos para proteger e poupar de problemas tanto o funcionário como o contratante. É indispensável que esses exames sejam realizados toda vez que houver uma contratação ou desligamento em uma empresa, isso garante que a mesma estará cumprindo as leis trabalhistas.

Quando realizar e para que serve?

Esse tipo de exame deve ser realizado quando o funcionário é desligado de suas atividades. Ele serve para comprovar que o trabalhador não possui nenhum problema que o impeça de realizar as suas atividades, e no desligamento, é feito para garantir que a pessoa continua bem de saúde, sem ter sido prejudicada por fatores trabalhistas.

Qual a importância dos exames demissionais?

O Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) referente ao exame médico demissional é um documento obrigatório para a homologação da rescisão do contrato de trabalho, sendo assim, é indispensável que seja realizado antes da data da homologação, pois a não realização do exame pode gerar consequências ao empregador.