(11)

Segurança Ocupacional

Gostou? compartilhe!

Manter a segurança no trabalho, é um tema que vem sendo tratado com frequência por conta da sua relevância. Todas as empresas, devem seguir as normas que regulamentam a segurança ocupacional em sp.

Números alarmantes, mostram que, acidentes e doenças causados pelo ambiente de trabalho, vem aumentando com frequência. Conheça mais sobre a importância de seguir as normas de segurança no trabalho.

Segurança no trabalho: Garantia de tranquilidade e melhor qualidade de vida

A segurança ocupacional em sp, é definida pelas normas que regularizam as leis vigentes pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABT). Essas normas, obrigam organizações a se organizar de acordo com a segurança que deve ser seguida por seu segmento, pois, cada um, possui suas próprias regras.

No país, é seguido também as convenções internacionais da Organização Internacional do Trabalho.

Normas Vigentes e a importância de segui-las

Entre as normas vigentes atualmente de acordo com a segurança ocupacional em sp, está a NR-4. O regulamento, é relacionado a todos os serviços especializados em engenharia de segurança e também a medicina do trabalho (SESMT). Essa norma, tem como função principal, estabelecer a saúde, a segurança, e também a integridade dos colaboradores.

Quando há a presença de doenças ocupacionais, há a prevenção por meio de medidas e ações específicas.

Dentro da norma NR-4, também está estabelecida a regra da utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), principalmente, em segmentos em que há a realização de trabalho com materiais cortantes, alturas elevadas e equipamentos pesados.

É de extrema importância que todas as normas de segurança ocupacional em sp sejam seguidas para proporcionar segurança aos colaboradores da empresa. Além disso, o cumprimento das regras evitam multas e problemas judiciais.

É necessário que, além da empresa, os colaboradores também sigam todas as regras de segurança. Por isso, muitas organizações buscam por serviços terceirizados para ficarem de acordo com as normas exigidas por leis.